Diariamente eu percebo inúmeras empresas gastando rios de dinheiros em estratégias erradas e se prejudicando por isto. Esta é uma realidade que atinge muitos gestores que se sentem frustrados por não conquistarem o resultado tão esperado.

Antigamente, as mídias tradicionais eram o carro chefe de qualquer negócio quando se falava em publicidade. Desde grandes empresas que investiam milhares de reais em mídias gigantescas até os negócios menores que partiam com uma simples panfletagem no sinal.

O fato é que ainda hoje, muitas empresas investem em inúmeros tipos de mídias mas ainda não conseguem mensurar qual delas realmente traz um resultado verídico e concreto.

A tecnologia trouxe inúmeros avanços e melhorias que transformaram completamente a forma de fazer marketing.

Não importa qual seja o seu negócio, você precisa saber qual a estratégia é a mais eficaz quando falamos de resultados.

O objetivo deste artigo é te ajudar e esclarecer todos estes pontos. Você entenderá exatamente qual a diferença entre cada estratégia e qual se encaixa melhor para o seu negócio.

Tudo pronto? Vamos lá.

Repare nesta foto:

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O que você percebeu?

A ATENÇÃO DAS PESSOAS MUDOU.

Esta é uma foto tirada pelo Erico Rocha em um aeroporto, no exato momento em o telão exibia uma propaganda sobre determinado produto ou serviço e as pessoas simplesmente não davam atenção alguma ao seu conteúdo. Procure na foto, alguém que realmente esteja focado e prestando atenção na mensagem. Você não irá encontrar.

Ao mesmo tempo que é interessante, é um fato espantoso; as pessoas mudaram a forma de enxergar as coisas. Não importa se o telão tinha 5 ou 10 metros, independente do tamanho, ele não estava atraindo a atenção das pessoas.

Agora imagine você a empresa que fez o anúncio e gastou rios de dinheiro para tentar atrair a atenção do cliente; será que realmente funcionou? Será que esta empresa teve o resultado que ela esperava com este investimento?

É justamente neste ponto que vem aquela famosa pergunta, “será que valeu a pena“?

O principio básico para qualquer divulgação é você estar onde o seu cliente está, simples assim. O pior investimento de uma empresa é gastar altos valores, não atrair a atenção do seu cliente e com isso não conseguir pagar nem o próprio investimento.

O fato é que nos últimos anos o olhar do consumidor mudou; as televisões e as grandes mídias no passado eram o melhor caminho para qualquer força de marketing; hoje, a atenção do público ainda paira sobre estes meios mas de forma muito menos efetiva do que anos atrás. O porquê disto: INTERNET.

O meio de comunicação que mais cresceu no mundo se tornou o palco das maiores oportunidades de negócio que uma empresa pode ter; tudo isso por uma razão muito lógica; onde existem pessoas, existem portas abertas.

Olha que interessante:

  • 100 milhões de pessoas acessam a internet no Brasil.
  • 62 milhões de pessoas acessam as mídias sociais todos os dias.
  • O Google é o site mais acessado do mundo, seguido pelo Facebook.

Ai eu te pergunto; será que o seu cliente está na internet? Não precisa nem responder, né?

O fato é que muitas empresas mesmo reconhecendo o potencial das mídias online ainda preferem usar outras estratégias que já são ultrapassadas e não trazem o retorno esperado.

Qualquer investimento feito no ambiente online sempre será mais vantajoso do que qualquer mídia tradicional e o porquê disto é muito simples, o seu custo de investimento sempre será menor e o potencial de retorno, gigantesco.

Veja estes dados:

MARKETING DIGITAL

  • O seu investimento é menor, uma vez que podem ser trabalhadas inúmeras plataformas de baixo custo.
  • O  ROI (Retorno sobre o investimento) é muito maior, uma vez que a sua taxa de conversão pode ser planejada e estruturada detalhadamente.
  • Você investe e sabe exatamente quanto investiu, para o que investiu, o que investiu e qual o retorno você teve. A internet te propicia a mensuração exata de todos os passos da sua campanha.
  • Você pode direcionar a sua mensagem para o público correto, ou seja, aquele que tem um interesse real no seu produto. A segmentação é uma das armas mais fortes da internet uma vez que você anuncia para quem quer comprar.
  • Os olhos do consumidor estão voltados para a internet em todo tempo; desde o momento em que milhares de pessoas consultam o Google para determinado assunto ou quando navegam nas inúmeras mídias sociais 24 horas por dia.

MARKETING TRADICIONAL

  • O seu investimento sempre será mais alto, uma vez que para atingir um público maior e qualificado, os valores cobrados pelas grandes mídias são altíssimos.
  • O ROI nem sempre é positivo, uma vez que você não tem como medir a sua taxa de conversão e muito menos estruturá-la.
  • Nas mídias tradicionais, você faz a campanha, senta e espera o cliente bater na sua porta. Você não tem a real mensuração acerca do quão efetiva ela está sendo.
  • Não existe mensuração, você anuncia e não sabe com exatidão quem está vendo uma vez que não se trata-se de um público qualificado. Se você anunciar “dentaduras” para um jovem se 20 anos, será que vai ter sucesso? rsrs
  • Antigamente as mídias tradicionais eram fortes, mas hoje perderam espaço. Os consumidores passam mais tempo em um celular ou em computador do que em uma televisão.

Pois bem, entender o potencial que a internet tem para o seu negócio é fundamental para que você alcance sucesso em suas vendas. Todo investimento correto, utilizando a estratégia correta, tende a trazer clientes e alavancar o seu negócio.

Esteja onde o seu público está e literalmente, APAREÇA PARA ELE.

O princípio básico para começar a ser visto na internet consiste na implementação uma presença online qualificada, onde você será visto pelo seu público nas principais plataformas de tráfego do mundo.

Você precisa estar nos 4 grandes pilares da internet:

  • Busca (Google, Buscadores)
  • Conteúdo (Blog de negócios, produção de conteúdos vendedores)
  • E-mail (Lista de e-mails)
  • Mídias Sociais (Facebook, Instagram, Twitter, dentre outras)

Uma presença online forte, te qualificará quando o seu cliente te encontrar e poderá levar a mensagem da sua empresa até ele.

Lembre-se, esteja onde o seu cliente está. Se a atenção dele hoje está na internet, você precisa estar lá.

Espero que estas dicas tenham te ajudado a tomar melhores decisões a partir de agora.

A propósito, se você quiser que eu te ajude pessoalmente a construir uma presença online forte e atrair novos clientes, clique aqui e preencha a sua aplicação.

Até a próxima!