Você gostaria de ver a sua empresa ou o seu negócio vendendo cada vez mais todos os dias? Eu tenho certeza que sim. Este é um desejo de qualquer empresário e para isso, é essencial que você saiba exatamente como atrair o cliente ideal.

Existem grandes chances que você esteja cometendo erros graves quando tenta atrair novos clientes, por isso é extremamente importante que você preste bem atenção caso queira ter resultados de verdade.

Neste artigo, você vai aprender de uma maneira simples e didática quais são as 3 estratégias fundamentais para encontrar o seu cliente ideal e transformar o seu negócio em uma máquina de vendas.

Como atrair o cliente ideal?

Marketing é muito mais que uma estratégia para atrair pessoas; ele fala sobre pessoas. Se você não o usa de maneira correta e com o publico correto, certamente você vai falar com o vento.

Entender o seu cliente vai muito além de conhecer aqueles que entram em sua empresa e compram os seus produtos. O segredo está em você entender exatamente o seu comportamento e como você poderá ajudá-lo.

Há alguns anos perguntaram para um os maiores nomes do marketing mundial, Philip Kotler sobre as mudanças no mundo e como isso afetou diretamente o marketing, ele respondeu:

“Os profissionais de marketing usam três conceitos centrais. Primeiro, foco no consumidor e em suas necessidades. Quem manda é o cliente.

Em segundo lugar, criar, comunicar e entregar valor sabendo de antemão quais são seus valores, necessidades, percepções e crenças.

Por fim, lembrar que o objetivo final é ter um consumidor satisfeito e encantado. É assim que se conquistam e se mantêm clientes. Isso não mudou e nunca vai mudar.”

Ao analisar as expressões de Kotler, podemos facilmente ponderar algumas considerações de extrema importância:

  • Foco no consumidor
    • Qualquer empresa que vive de vendas, seja de produtos ou serviços, precisa entender que todos os seus processos e práticas devem estar diretamente ligadas ao interesse real do cliente. Muitas empresas vendem produtos que não são relevantes para o seu público e como consequência não falam a mesma linguagem do seu consumidor. Isto é um erro de muitos empresários que visam manter seu foco naquilo que ele acha interessante para o seu cliente e não em que ele realmente tem interesse.
  • Criar, comunicar e entregar valor
    • Você deve conhecer o seu cliente e ser literalmente um especialista no seu público. Quando você o conhece, você cria produtos que seu consumidor precisa e deseja, sabe como se comunicar com ele como nenhum outro e tem em mãos as armas para entregar o melhor conteúdo de valor que você possa oferecer. Vamos falar melhor sobre isso mais a frente.
  • Consumidor satisfeito e encantado
    • Esta é a regra chave para qualquer bom relacionamento. No marketing, vender significa ir mais além do que simplesmente entregar um produto ou serviço. Quando falamos em manter um relacionamento com o cliente, o nosso objetivo é transformar este cliente em um fã assíduo do negócio, mesmo após a venda. Ter um cliente satisfeito e encantado é garantia de fidelidade com a sua empresa e o seu produto. Se um casal se une através do casamento, ambos são fiéis um ao outro e isto permanece; quando se constrói um relacionamento com o cliente gerando a plena satisfação pelo seu serviço, ele será fiel a você.

Estratégia 1: Quem?

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Para quem é a sua mensagem? Para quem é o seu produto? Quem você deseja atrair?

Você precisa ter um direcionamento correto acerca do seu público; muitas pessoas dizem, “eu vendo para todos”; mas com certeza você não vende para todos, existe um público certo que irá consumir os seus produtos. Até empresas de refrigerantes, tem um público de compradores correto.

Conhecer o seu cliente significa ter o seu foco no consumidor.

Você precisa conhecer as suas dores, os seus desejos, como eles pensam, o que eles fazem, onde eles estão, em qual momento eles tomam a decisão de compra e como você pode se comunicar utilizando a linguagem correta.

Para ilustrar, crie um personagem fictício do seu cliente e anote todas as informações de modo que você documente exatamente qual é o seu cliente; por exemplo: um empresário possui um salão de beleza e Aline será a sua cliente ideal, ela esta em uma faixa de mulheres com idade entre 15 e 45 anos, interessadas em tratamentos de beleza. Aline se preocupa em ficar mais bela todos os dias pois o seu maior medo é andar com uma aparência ruim diante dos amigos e da família. Ela faz parte de uma classe de pessoas com renda média ou alta e possui poder de investimento. Ela esta neste momento insatisfeita com o seu salão de beleza atual e procura em um novo salão, profissionalismo e confiança por parte dos profissionais. 

Você percebe a diferença entre “atender todos os clientes” e segmentar o seu público? Quando você o conhece, a sua linguagem e comunicação passarão a ser muito mais eficientes uma vez que você está atingindo o seu público correto. Você pode criar inúmeros personagens  e trabalhar a sua comunicação e oferta para cada um deles.

Estratégia 2: O que?

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Agora que você sabe quem é o seu público, você precisa entender o que ele precisa ouvir de você.

Você sabe quem ele é, o que ele pensa, acredita e precisa, agora você deve definir o que você vai entregar de valor. Aqui muitas empresas pecam porque não conseguem atribuir uma linha de comunicação eficiente com o seu cliente e como consequência não consegue entregar algo de valor e relevante.

Por exemplo, para muitas pessoas o título deste artigo pode parecer rebelde, mas para o meu público ele não é. Como eu sei disso? As pessoas simplesmente falam.

“Saber ouvir e entender o seu cliente te habilitará a utilizar uma comunicação específica e objetiva com ele.”

Existem inúmeras empresas que utilizam diversas plataformas na internet para fazer propagandas ou criar a sua autoridade nas mídias sociais e com blogs, mas percebem que não houve resultado algum simplesmente porque não estão ouvindo o seu público e falando na linguagem correta. Ainda existem situações que a comunicação até esta certa mas o público está errado.

“Ouvir o seu público e entender o que ele precisa é o principio para entregar um bom conteúdo e ganhar a sua confiança para a venda.”

Crie conexões com o seu público, ouça o que ele diz e ofereça a sua solução. Quando você como empresa compartilha os seus valores, e eles se encaixam nos valores do seu público, isso aproxima a comunicação e gera relacionamento.

Estratégia 3: Como?

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Naturalmente, depois que você descobre quem é o seu cliente o que ele precisa, chegamos a etapa sobre como entregar valor para este cliente.

O fato aqui é que independente de quais canais de comunicação ou plataformas você vai utilizar, você precisa ENTREGAR ALGO DE VALOR.

A forma mais fácil de ganhar a confiança de um cliente é entregando uma solução que atenda a sua necessidade e vá de encontro aos seus problemas.

Você sabe quem ele é o que ele precisa, certo? Então fale sobre os seus problemas e sobre a solução. Fale sobre as suas dores e como você pode ajudá-lo. Resolva os seus problemas antes mesmo de vender o seu produto; conquiste o seu cliente e gere a sua autoridade.

Um bom conteúdo de valor para o seu cliente, o prepara para a sua oferta. Vender para quem te conhece e já confia em você é o melhor caminho para alavancar as suas vendas.

Utilize as plataformas disponíveis na internet (Facebook, Youtube, Blog, Twitter e etc) e gere uma comunicação ativa com o seu público. Tenha como objetivo principal entregar algo relevante aliado a uma estratégia correta de vendas.

Independente de qual plataforma você irá utilizar, você precisa ter em mente que deverá ser utilizada de forma estratégica, colocando todo o foco diretamente no seu público.

Muitas empresas acreditam que devem estar em todas as plataformas sem exceção, mas isso não é verdade. Cada nicho de mercado tem suas estratégias voltadas a plataformas específicas e você precisa ver onde você haverá mais resultados.

Lembre-se que você constrói o caminho e o cliente só segue pela estrada que você determinou; então construa o caminho estrategicamente, entregue um conteúdo de valor e ofereça a sua melhor oferta.

Você verá que ganhar a confiança do cliente é mais fácil do que você imagina e isso, te abrirá caminhos para que você seja uma referência pra ele.

Conheça o seu cliente, descubra o que ele precisa, se comunique com ele, crie um relacionamento e faça a sua oferta.

Transforme seus clientes em fãs e você verá que é é possível vender muito mais todos os dias.

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