Uma coisa é fato, se você é empresário ou prestador de serviços e depende exclusivamente do seu negócio, você precisa saber como atrair mais clientes todos os dias. Sem clientes e sem vendas, nenhuma empresa sobrevive.

Ao não ser que você ganhe na mega sena, fique rico e não precise mais trabalhar, rsrs, brincadeiras a parte, todos nós sabemos que isso é uma ilusão e não da pra ficar esperando simplesmente a sorte bater a porta, não é mesmo?

Hoje eu quero te mostrar detalhadamente, o passo a passo das melhores estratégias de vendas online para fazer o seu negócio literalmente DECOLAR.

Já imaginou a possibilidade de lotar a sua caixa de entrada com pedidos de orçamento? Ou então, você gostaria que a sua empresa pudesse efetivamente vender todos os dias e dobrar o seu faturamento?

Eu tenho absoluta certeza que sim.

A questão é que neste exato momento você pode estar utilizando estratégias erradas ou cometendo erros graves ao tentar atrair mais clientes simplesmente porque não está utilizando um método eficiente que irá gerar resultados concretos para o seu negócio.

Eu vejo muitas empresas que investem tempo e dinheiro em meios de prospecção que não eficazes e gastam fortunas com modelos antigos e que não geram mais resultados expressivos.

Ainda existem empresas que não entenderam a importância da internet nos dias atuais e se preocupam em trabalhar o seu negócio exclusivamente em mídias tradicionais, muitas vezes caras e sem e mensuração específica dos seus resultados.

Ou quem sabe você reconhece a importância da internet mas não está utilizando todo o seu potencial da maneira correta e que realmente gere vendas para a sua empresa.

Com a enorme gama de informações disponíveis hoje, muitos empresários caem na armadilha que chamamos de “Ciclo da Falência“, onde são investidos rios de dinheiros em métodos que não funcionam ao ponto de ser impossível investir mais um real em marketing, simplesmente porque os seus objetivos não se cumpriram como você esperava.

Isso acontece por um motivo muito simples; a FALTA DE INFORMAÇÃO. Se eu fosse ponderar um vilão da maioria dos empresários hoje no Brasil com certeza seria a falta de informação no que diz respeito aquilo que realmente funciona e o que é jogar dinheiro fora.

Mas fique tranquilo, o objetivo deste artigo é te mostrar TUDO o que você precisa saber para ter RESULTADOS DE VERDADE, sem mimimi e sem ladainha.

Bom, vamos ao que interessa?

Antes de iniciarmos com o nosso conteúdo, eu vou te mostrar exatamente o que você irá aprender hoje:

  • Porque o Marketing Digital é a melhor solução para a sua empresa hoje.
  • Qual o principal diferencial de uma empresa que quer crescer e vender muito mais.
  • O passo a passo para atrair o cliente ideal e dispensar curiosos.
  • Como ser lembrado e fazer do seu cliente um fã do seu negócio.
  • As melhores estratégias para aparecer na internet e gerar muitas vendas
  • Qual a principal arma para ganhar o seu cliente na hora da venda.
  • A estratégia de vendas online que realmente funciona.
  • O método inovador para vender todos os dias

Preparado? Então, vamos em frente.

Marketing Digital ou Marketing Tradicional?

marketing-digital

Repare nesta imagem.

Reparou? O que você notou de diferente?

A ATENÇÃO DAS PESSOAS MUDOU.

Esta é uma foto tirada pelo Erico Rocha em um aeroporto, no exato momento em o telão exibia uma propaganda sobre determinado produto ou serviço e as pessoas simplesmente não davam atenção alguma ao seu conteúdo. Procure na foto, alguém que realmente esteja focado e prestando atenção na mensagem. Você não irá encontrar.

Ao mesmo tempo que é interessante, é um fato espantoso; as pessoas mudaram a forma de enxergar as coisas. Não importa se o telão tinha 5 ou 10 metros, independente do tamanho, ele não estava atraindo a atenção das pessoas.

Agora imagine você a empresa que fez o anúncio e gastou rios de dinheiro para tentar atrair a atenção do cliente; será que realmente funcionou? Será que esta empresa teve o resultado que ela esperava com este investimento?

É justamente neste ponto que vem aquela famosa pergunta, “será que valeu a pena“?

O principio básico para qualquer divulgação é você estar onde o seu cliente está, simples assim. O pior investimento de uma empresa é gastar altos valores, não atrair a atenção do seu cliente e com isso não conseguir pagar nem o próprio investimento.

O fato é que nos últimos anos o olhar do consumidor mudou; as televisões e as grandes mídias no passado eram o carro chefe de qualquer força de marketing; hoje, a atenção do público ainda paira sobre estes meios mas de forma muito menos efetiva do que anos atrás. O porquê disto é simples, A INTERNET.

O meio de comunicação que mais cresceu no mundo se tornou o palco das maiores oportunidades de negócio que uma empresa pode ter; tudo isso por uma razão muito lógica; onde existem pessoas, existem portas abertas.

Olha que interessante:

  • 100 milhões de pessoas acessam a internet no Brasil.
  • 62 milhões de pessoas acessam as mídias sociais todos os dias.
  • O Google é o site mais acessado do mundo, seguido pelo Facebook.

Ai eu te pergunto; será que o seu cliente está na internet? Não precisa nem responder, né?

O fato é que muitas empresas mesmo reconhecendo o potencial das mídias online ainda preferem usar outras estratégias que já são ultrapassadas e não trazem o retorno esperado.

Qualquer investimento feito no ambiente online sempre será mais vantajoso do que qualquer mídia tradicional e o porquê disto é muito simples, o seu custo de investimento sempre será menor e o potencial de retorno, gigantesco.

Marketing Digital

  • O seu investimento é menor, uma vez que podem ser trabalhadas inúmeras plataformas de baixo custo.
  • O  ROI (Retorno sobre o investimento) é muito maior, uma vez que a sua taxa de conversão pode ser planejada e estruturada detalhadamente.
  • Você investe e sabe exatamente quanto investiu, para o que investiu, o que investiu e qual o retorno você teve. A internet te propicia a mensuração exata de todos os passos da sua campanha.
  • Você pode direcionar a sua mensagem para o público correto, ou seja, aquele que tem um interesse real no seu produto. A segmentação é uma das armas mais fortes da internet uma vez que você anuncia para quem quer comprar.
  • Os olhos do consumidor estão voltados para a internet em todo tempo; desde o momento em que milhares de pessoas consultam o Google para determinado assunto ou quando navegam nas inúmeras mídias sociais 24 horas por dia.

Marketing Tradicional

  • O seu investimento sempre será mais alto, uma vez que para atingir um público maior e qualificado, os valores cobrados pelas grandes mídias são altíssimos.
  • O ROI nem sempre é positivo, uma vez que você não tem como medir a sua taxa de conversão e muito menos estruturá-la.
  • Nas mídias tradicionais, você faz a campanha, senta e espera o cliente bater na sua porta. Você não tem a real mensuração acerca do quão efetiva ela está sendo.
  • Não existe mensuração, você anuncia e não sabe com exatidão quem está vendo uma vez que não se trata-se de um público qualificado. Se você anunciar “dentaduras” para um jovem se 20 anos, será que vai ter sucesso? rsrs
  • Antigamente as mídias tradicionais eram fortes, mas hoje perderam espaço. Os consumidores passam mais tempo em um celular ou em computador do que em uma televisão.

Pois bem, entender o potencial que a internet tem para o seu negócio é fundamental para que você alcance sucesso em suas vendas. Todo investimento correto, utilizando a estratégia correta, tende a trazer clientes e alavancar o seu negócio.

Esteja onde o seu público está e literalmente, APAREÇA PARA ELE.

A partir de agora você vai saber exatamente como ser encontrado pelo seu público e se tornar uma autoridade no meio em que você atua através de estratégias de posicionamento no ambiente digital.

Tudo pronto? Então vamos lá.

A Lei do Posicionamento

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Imagine que você é atleta em uma maratona e seu objetivo é chegar entre as primeiras posições; certamente, você teria rotinas duras de exercícios e treinamentos para ser o melhor colocado, correto?

Certamente você se posicionaria como um atleta treinado e capacitado para vencer a prova. O posicionamento está muito mais além da identidade de um bom atleta mas engloba todos os esforços que são feitos para vencer a corrida e conquistar o prêmio.

Quando falamos de posicionamento no meio digital, a regra funciona da mesma forma. Qualquer empresa que precisa de mais clientes e mais vendas, precisa aparecer para o seu público e isto significa criar uma imagem do seu negócio na cabeça das pessoas e daquilo que você realmente faz.

Esta imagem só é criada mediante um posicionamento que você estabelece do seu negócio no mercado. Quando você utiliza a internet para crescer na mente do seu cliente e passa a resolver os problemas dele, você se posiciona como uma referência e uma autoridade.

Como consequência, você passará a ser importante para o seu público e ganhara a sua confiança. Pense que vender para quem confia em você é mais fácil, não é mesmo?

O posicionamento correto do seu negócio é de extrema importância para criar fãs da sua empresa e como consequência, compradores fieis. Você precisa criar a sua imagem e ganhar a credibilidade dos seus clientes.

  • Ocupe uma lacuna no mercado em que você atua e seja reconhecido como mestre e autoridade no seu ramo de atuação. Não deixe que os seus concorrentes te façam “ninguém”.
  • Chame atenção para o seu produto e o seu negócio, crie uma imagem de “referência” na mente das pessoas.
  • A melhor forma de se destacar é ter um diferencial que outras empresas não tem. Seja o seu produto ou o seu negócio, não importa, tenha um diferencial, se destaque e chame atenção.
  • Tenha em mente que o seu sucesso está diretamente ligado ao sucesso do seu cliente. Se você gerar sucesso pra ele através do seu produto, você terá o sucesso.
  • Mais do que simplesmente vender produtos ou serviços, você precisa criar uma identidade de “ajudador”. Ajude as pessoas, resolva os seus problemas e gere resultados concretos pra elas.
  • O seu cliente não irá comprar de você se não sentir confiança no seu produto e no seu negócio. Trabalhe a sua autoridade e gere credibilidade no seu cliente.

O posicionamento correto no mercado te levará a criar uma autoridade de mestre no ramo em que você atua. Pense que qualquer pessoa da sua rede deverá lembrar de você quando olhar para um produto ou serviço que você vende.

Coloque uma meta nos seus negócios a partir de hoje; busque se tornar a referência número 1 no mercado que você atua. Independente de concorrentes maiores ou menores. Assuma uma postura de LIDER no seu mercado e ofereça o melhor serviço ou produto do seu ramo de atuação.

Construa esta imagem e se posicione. Você verá que a confiança das pessoas em relação ao seu produto aumentará e isso te levará a ser reconhecido e se tornar referência. A partir daí, tenha certeza que vender será muito mais fácil.

Como atrair mais clientes conhecendo o seu público

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Marketing é muito mais que uma estratégia para atrair pessoas; ele fala sobre pessoas. Se você não o usa de maneira correta e com o publico correto, certamente você vai falar com o vento.

Entender o seu cliente vai muito além de conhecer aqueles que entram em sua empresa e compram os seus produtos. O segredo está em você entender exatamente o seu comportamento e como você poderá ajudá-lo.

Há alguns anos perguntaram para um os maiores nomes do marketing mundial, Philip Kotler sobre as mudanças no mundo e como isso afetou diretamente o marketing, ele respondeu:

“Os profissionais de marketing usam três conceitos centrais. Primeiro, foco no consumidor e em suas necessidades. Quem manda é o cliente.

Em segundo lugar, criar, comunicar e entregar valor sabendo de antemão quais são seus valores, necessidades, percepções e crenças.

Por fim, lembrar que o objetivo final é ter um consumidor satisfeito e encantado. É assim que se conquistam e se mantêm clientes. Isso não mudou e nunca vai mudar.”

Não tem segredo; qualquer empresa que vende muito, conhece o seu cliente como ninguém. 

O problema é que muitos empresários hoje não traçam o perfil de um cliente perfeito para o seu negócio.

Todas as vezes que uma empresa sabe quem é o seu cliente ideal, ela muda a sua forma de se comunicar e consegue atrair a atenção do seu público com muito mais eficiência.

Pergunte-se a si mesmo; para quem é a sua mensagem? Para quem é o seu produto? Quem você deseja atrair?

Você precisa ter um direcionamento correto acerca do seu público; muitas pessoas dizem, “eu vendo para todos”; mas com certeza você não vende para todos, existe um público certo que irá consumir os seus produtos. Até empresas de refrigerantes, tem um público de compradores correto.

Conhecer o seu cliente significa ter o seu foco no consumidor.

Você precisa conhecer as suas dores, os seus desejos, como eles pensam, o que eles fazem, onde eles estão, em qual momento eles tomam a decisão de compra e como você pode se comunicar utilizando a linguagem correta.

Crie um personagem fictício do seu cliente e anote todas as informações de modo que você documente exatamente quem é o seu cliente.

Por exemplo: um empresário possui um salão de beleza e Aline será a sua cliente ideal, ela esta em uma faixa de mulheres com idade entre 15 e 45 anos, interessadas em tratamentos de beleza. Aline se preocupa em ficar mais bela todos os dias pois o seu maior medo é andar com uma aparência ruim diante dos amigos e da família. Ela faz parte de uma classe de pessoas com renda média ou alta e possui poder de investimento. Ela esta neste momento insatisfeita com o seu salão de beleza atual e procura em um novo salão, profissionalismo e confiança por parte dos profissionais. 

Você percebe a diferença entre “atender todos os clientes” e segmentar o seu público? Quando você o conhece, a sua linguagem e comunicação passarão a ser muito mais eficientes uma vez que você está atingindo o seu público correto. Você pode criar inúmeros personagens  e trabalhar a sua comunicação e oferta para cada um deles.

Trace uma meta nestes próximao dias; crie os personagens ideais para a sua empresa. Descreva quem é o seu cliente ideal e coloque todas as suas características.

A partir deste momento, o seu foco deverá mudar e a sua linguagem de comunicação será direcionada especialmente para este público. Você irá atrair o cliente certo e o seu público será melhor qualificado.

Isso fará com que a sua oferta e a venda do seu produto se tornem mais fáceis, uma vez que você está falando para o cliente correto. Em outras palavras, você está falando para quem quer ouvir.

Definido o seu cliente ideal, chegou o momento de você aparecer pra ele. Meu conselho é que você não desvie a atenção do nosso próximo tópico, pois ele é essencial para os seus próximos resultados.

Presença Online

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Agora que você entendeu o real poder que a internet tem de alavancar o seus negócios, entendeu como você pode começar a mudar a imagem da sua empresa mediante e definiu o seu cliente ideal, você precisa saber como aparecer para este público, efetivamente.

Existe uma frase muito bacana que diz o seguinte:

Quem não é visto não é lembrado.

Literalmente, se você não aparecer para o seu público, dificilmente você irá conseguir vender com consistência todos os dias.

Muitas empresas com anos de mercado muitas vezes preferem confiar apenas na força da sua marca e esperar o cliente sentado entrar pela sua empresa. Se você tiver um nome forte e de peso no mercado, os clientes podem até vir, mas será mesmo que você irá expandir e escalar o seu negócio a ponto de dobrar o seu faturamento?

O fato é que se você não aparecer para o seu público, você não será visto e como consequência não será lembrado.

Toda venda começa a partir de uma resposta positiva que o seu cliente dá ao se produto; o momento que ele analisa e toma a decisão da compra. A maior influencia nesta decisão, além é claro, de ser um bom produto, está confiança que ele gerou para o seu cliente.

Confiança; não só no mercado mas em qualquer área da vida, só é conquistada mediante ao tempo e provas concretas que te convençam que você pode aceitar ou acreditar naquela ideia ou produto, certo? Ninguém dá em troca o seu dinheiro por algo que não lhe dará valor.

É justamente este trabalho de “criar este ponto de confiança” no seu consumidor que precisa ser feito através de uma presença online efetiva, onde você irá aparecer para o seu cliente e convencê-lo do porquê, ele deve comprar um produto seu.

Os 4 grandes pilares de uma presença online

Se você como empresário ou prestador de serviços precisa alavancar as suas vendas e faturar muito mais todos os dias, você precisa ser encontrado pelo seu público quando ele pesquisar acerca de um serviço. Isto é fato.

Quando falamos de ser encontrado, falamos não apenas de ser encontrado nos mecanismos de buscas mas de estar presente de fato, nos lugares que o seu cliente está. É ai que entram os 4 pilares de uma presença online.

Busca, Conteúdo, E-mail e Social.

Este é um dos tópicos que considero de maior valor e importância neste artigo pois se você tiver uma presença online muito bem estruturada, as chances de você aumentar as suas vendas dentro de dias são enormes. Por isso, sugiro que você preste bem atenção em cada etapa que vamos tratar agora, tudo bem?

Busca

Certamente, o carro chefe quando falamos do mundo online. Nos dias em que vivemos a busca na internet se tornou uma das maiores práticas de pessoas em todo o mundo.

Para ilustrar, pense que se você precisa contratar uma empresa de instalação de box para banheiros e você não conhece nenhuma, para onde você irá recorrer? O Google, é claro.

Não importa, seja para procura de um serviço ou apenas uma curiosidade; o Google será a ferramenta usada por qualquer usuário que precisa de uma informação.

O ponto aqui é, se você for esta empresa que faz instalação de box em banheiros e eu seu cliente, eu te encontrarei quando buscar pelo seu serviço?

Aqui muitas empresas perdem clientes e muito, muito dinheiro todos os dias, simplesmente porque não aparecem nos mecanismos de buscas. Qualquer empresário que quer aumentar as suas vendas precisa ter em mente que aparecer nos mecanismos se buscas é muito mais do que uma indicação, é uma obrigação.

Todas as vezes que alguém pesquisa pelo seu produto ou serviço e você não é encontrado, tenha certeza, você está perdendo vendas e enchendo o bolso dos seus concorrentes.

Para te ajudar neste entendimento, responda as questões abaixo:

  1. Você é encontrado quando um cliente pesquisa no Google pelo seu nome?
  2. Você é encontrado quando um cliente pesquisa pelo seu produto ou serviço?
  3. Na internet, você é reconhecido como autoridade no ramo em que atua?
  4. Você possui uma audiência e seguidores com potencial de serem clientes?

Se você respondeu NÃO para qualquer uma destas perguntas, certamente o seu negócio está deixando de crescer. Quem sabe até esteja perdendo espaço no mercado, uma vez que seus concorrentes que são encontrados então vendendo para clientes que deveriam ser seus.

Mas não se preocupe, eu vou te mostrar como você pode resolver isso.

O princípio de qualquer negócio na internet consiste em ter um SITE com todas as informações sobre o seu negócio e sobre os seus produtos. Isso com certeza você já sabe; a questão é que um website hoje em dia não basta ser apenas institucional, mas deve ser o que chamamos de “site vendedor“.

Um site vendedor é um site que é estruturado especificamente para gerar tráfego e conversões, ou seja, ele precisa atrair visitantes e vender o seu produto. Afinal, o que adianta ter um site se ninguém acessa? Ou pior, o que adianta ter um site que não é capaz de vender o seu produto?

Acredite; a pior coisa para uma empresa é ter um site onde o cliente entra e sai, sem interesse algum no seu produto ou oferta.

É ai que entram um conjunto de boas práticas que são adotadas em toda estrutura do site, na qual chamado de SEO (Search Engine Optmization), ou se preferir, “Otimização dos motores de busca“.

Consiste basicamente em aplicar ao site algumas boas práticas para que ele seja visto nos mecanismos de buscas. Toda empresa que quer vender mais, precisa ter um site otimizado na web. Quando o seu cliente pesquisar pelo seu serviço, você PRECISA ser encontrado.

Quando falamos de SEO, falamos de um conteúdo estreitamente técnico; portanto a minha recomendação aqui é que você verifique com um profissional da sua confiança se o seu site está otimizado e está visível nos mecanismos de buscas.

Caso contrário, você está perdendo clientes dia após dia.

Conteúdo

Quando falamos de conteúdo, nós falamos da internet. A Internet é puro conteúdo; por onde quer que você olhe, ela está recheada de informações, histórias, dicas, noticias e por ai vai.

O fato é que conteúdo na internet é consumido 24 horas por dias, 7 dias por semana, 365 dias por ano. Em todo tempo, milhares e milhares de pessoas estão procurando informações sobre diversos assuntos. Muitas delas estão pesquisando informações que você como especialista, conhece melhor do que ninguém.

A sacada aqui está em você fornecer informações relevantes para estas pessoas e posteriormente, fazer a oferta do seu produto. Por exemplo:

Vamos imaginar que você tem uma clínica veterinária e atende inúmeros clientes que precisam cuidar do seu animal de estimação; os seus serviços vão desde a vacinas mais simples como cirurgias e tratamentos mais complexos.

Fazendo aqui uma rápida pesquisa no Google, podemos ver o que as pessoas estão buscando de informações; vamos a alguns exemplos:

conteudo-exemplo

Perceba que existem pessoas pesquisando no Google a respeito de diversas informações sobre o seu cachorro; ele não quer comer, ele não quer comer ração, ele não para de se coçar e por ai vai.

Imagine agora que você como dono de uma clínica veterinária, possui todas as informações sobre este assunto; você pode ajudá-lo, certo?

Aqui entra a estratégia do marketing de conteúdo, onde você irá usar um BLOG para ajudar os seus potenciais clientes a resolverem um problema específico.

Ou seja, um usuário pesquisa no Google a razão para qual o seu cachorro não quer comer; então você cria em seu BLOG um artigo e diz quais os motivos para que os cachorros não se alimentem, quais as principais causas, quais raças, como resolver este problema e dentre outras informações.

Imagine que se você entrega um bom conteúdo de valor, você vai ganhar a confiança do usuário, uma vez que você está resolvendo o seu problema, certo?

Aqui entra a grande sacada; você entregou um conteúdo de valor para o cliente, conquistou a sua confiança e agora você faz a sua oferta. Usando este nosso exemplo, seria mais ou menos assim:

“Agora que você já sabe porque o seu cachorro não está se alimentando, o que acha de agendar uma entrevista com a nossa clínica para verificar com especialistas o estado de saúde do seu cãozinho?”

Perceba que existe uma chance muito maior deste usuário marcar uma entrevista com a clínica que o ajudou a resolver um problema do que com aquela que ele mal conhece?

A estratégia do marketing de conteúdo é a moeda do século XXI, uma arma extremamente forte e eficaz para atrair novos clientes.

Perceba que quando você se posiciona, começa a aparecer nos mecanismos de buscas e cria um BLOG, você resolve problemas do seu cliente, ganha autoridade, lança a sua oferta e faz a venda.

Imaginei isso funcionando 24 horas por dia? Pessoas pesquisando, você resolvendo problemas, vendendo produtos.

Se a sua empresa precisa decolar, ela precisa estar no pilar do conteúdo, vendendo todos os dias e faturando muito mais.

E-mail

Uma das ferramentas mais antigas de divulgação de informações e conteúdo, que ainda ocupa o topo dos resultados no que diz respeito a prospecção. Sim, os e-mails são uma ferramenta extremamente poderosa de atração de clientes.

Quando falamos em usar e-mails no mundo digital, falamos diretamente de “e-mail marketing” ou então, “lista de e-mails“.

Consiste basicamente em você ter uma lista de pessoas cadastradas em sua base de dados, interessadas no seu conteúdo e que poderão se transformar em possíveis clientes.

A estratégia da lista de e-mails vai muito além do envio de propagandas ou informações sobre a sua empresa; uma lista de e-mails bem estruturada e que gera resultados é uma lista onde existe um relacionamento por pare da empresa com a sua audiência.

Em resumo, você não passa o dia enviando propagandas como no meio mais tradicional; mas você envia para a sua audiência um conteúdo de valor, que irá ajudá-lo alguma forma estreitando o seu relacionamento com o ele.

Aqui o processo consiste basicamente em três etapas:

Captação, Nutrição e Oferta

Toda lista de e-mails que tem resultados em vendas, precisa destas três etapas. Você irá entender exatamente qual a função de cada uma.

Captação

Nesta etapa você cria a sua lista e trabalha com a captação de novos e-mails. Ou seja, você faz com que pessoas interessadas no seu produto ou serviço lhe entreguem o seu e-mail.

Diferente do SPAM, onde os usuários recebem e-mails não permitidos, aqui somente pessoas que te deram autorização receberão o seu conteúdo, isto é, você só envia para quem realmente que ouvir você.

Existem inúmeras formas de realizar a captação de novos e-mails; atualmente a mais efetiva consiste em você oferecer algo de valor ao cliente em troca do e-mail. Este trabalho é feito por um Imã Digital.

Um imã digital pode ser um e-book, um artigo, uma vídeo-aula, uma planilha no Excel ou qualquer outro conteúdo digital que seja relevante para a sua audiência. Não tem segredo, você oferece o seu imã e em troca, o usuário deixa o seu e-mail.

A ideia aqui é que você entregue o imã para o usuário e ao mesmo tempo crie uma base de contatos que poderão ser clientes um dia.

Exemplo:

Você é um fotógrafo e quer criar uma lista de e-mails para gerar novas vendas. O seu produto principal são fotos para casamento. Analisando o seu mercado, você descobre que as pessoas que precisam de um fotografo para o seu casamento tem objeções com relação ao preço cobrado pelos profissionais. Eles acham muito caro e que não é justo cobrar valores tão altos.

Você como profissional, precisa quebrar esta objeção e mostrar para o seu cliente que é possível fazer um ótimo serviço e não gastar um absurdo.

Neste caso, o seu imã digital poderia ser: “Como ter um casamento com fotos inesquecíveis sem gastar um absurdo.”

Imagine que neste imã você descreveria a importância que tem cada um dos seus serviços e como vale a pena cada centavo que o cliente gastaria. Você cria uma solução específica, para um problema específico.

Se você entrega um conteúdo de valor, além de gerar reciprocidade por parte do seu potencial cliente, você tem em mãos um e-mail para trabalhar com as próximas etapas, como a nutrição de leads.

Imagine este processo rodando em escala; todos os dias pessoas consomem o seu imã digital e você tem uma lista de e-mails crescendo. Estamos falando de pessoas interessadas no seu serviço e com enorme potencial de compra.

A partir do momento que um novo e-mail entra para a sua lista, você precisa se relacionar com ele; esta etapa é essencial pois ela irá preparar o seu lead para a oferta.

Nutrição

Este é o momento de se relacionar com o seu cliente. Geralmente este relacionamento já se inicia com a entrega do ima digital, quando você pode desejar boas vindas e informar sobre aquilo que ele deverá receber nos próximos dias.

Esta etapa é fundamental para o sucesso de qualquer campanha de e-mail marketing, uma vez que ela terá a função de preparar o seu potencial cliente e despertar a confiança na sua empresa; ou seja, se o seu contato ainda não te conhece, os e-mails se encarregaram deste trabalho.

Você enviará conteúdos relevantes para o seu público e os objetivos podem ser inúmeros; quebrar objeções, resolver problemas, falar sobre assuntos relacionados ao seu produto e muitas outras coisas.

Você precisa ter em mente que realmente precisa entregar algo de valor para a sua audiência, a ponto de gerar nela o interesse da compra; caso contrário, as chances da sua oferta ser bem sucedida serão baixas.

Gosto muito de uma frase que diz o seguinte:

As pessoas não gostam que você venda para elas. Mas lembre-se que elas adoram comprar.

Existe uma diferença grande entre você querer vender um produto, e uma pessoa querer comprá-lo. O objetivo principal em uma lista de e-mails é despertar o desejo de compra na sua audiência.

No momento que você tem em sua lista pessoas querendo comprar de você, bastará apenas enviar uma oferta matadora e as vendas virão.

Com uma lista gerando engajamento e se tornando fã do seu negócio, chegou a hora de você fazer a sua oferta.

Oferta

Este é o momento onde depois de ter trabalhado a sua lista, você efetivamente vai cumprir o objetivo para o qual ela foi criada, VENDER.

Aqui muitos empresários erram quando nem sempre a sua oferta condiz com todo trabalho de relacionamento que fora feito, ou então quando a oferta não agrada a sua audiência, seja devido a estruturação, valores, conteúdo e etc.

Não adianta ter uma boa lista de e-mails e um bom relacionamento se a sua oferta não está boa. Da mesma forma, não adianta ter uma boa oferta se o seu público não está preparado para recebe-la.

Geralmente as ofertas são realizadas juntamente com uma carta de vendas; uma página que é criada especialmente para convencer o leitor de que o produto vale a pena. A página segue uma estrutura específica que trata dos problemas do cliente e como o produto poderá solucioná-lo.

Existem casos de empresas que fizeram um faturamento de 30 dias de vendas em apenas 5 dias, quando se trabalhou corretamente com a lista de e-mails e a entrega da oferta.

O grande diferencial deste modelo de negócios é que tudo funciona de forma automatizada através de uma sequência de e-mails. Um software de automatização faz todo o processo, desde a entrega do imã até a venda do produto principal.

Se você como empresário quer vender mais todos os dias, você precisa de uma lista de e-mails. Se relacione com a sua audiência, entregue conteúdo de valor, faça a sua oferta e venda o seu produto.

Agora que você sabe a importância de ser encontrado pelo seu cliente, de lhe entregar conteúdo relevante e se relacionar com ele através das listas de e-mails, chegamos a um dos pontos mais importantes que é o pilar “Social“.

Vamos em frente?

Social

Quando falamos em mídias sociais, falamos de comportamentos e pessoas. São nas redes sociais que elas expressam seus interesses e se relacionam umas com as outras. Dificilmente você conhece alguém que não um Facebook ou um Instagram hoje, não é mesmo?

É ai que entra uma enorme janela de oportunidades e possibilidades de negócio. A ideia das mídias sociais dentro de uma campanha de vendas online vai muito mais além do que simplesmente ficar inserindo postagens e informações sobre o seu negócio.

No tópico anterior eu te mostrei uma frase, “As pessoas não gostam que você venda para elas. Mas lembre-se que elas adoram comprar.” Existe uma diferença enorme entre você tentar inserir informações sobre o seu produto e você entregar conteúdos relevantes para depois fazer a oferta.

Hoje muitas empresas simplesmente criam postagens e convidam a sua audiência para compra do produto. Em alguns casos, até irá funcionar mas a conversão é muito mais baixa se comparado com uma estratégia correta de conteúdo.

Você precisa ter uma audiência nas mídias sociais, entregar conteúdos de valor, gerar engajamento com seu público e só depois efetivamente, fazer a sua oferta.

Neste tópico eu vou te mostrar as melhores redes sociais para trabalhar a sua presença online e como você deverá usá-la em suas estratégias.

Facebook

Sem sombra de dúvidas, a rede social mais utilizada em todo o mundo. As empresas que utilizam o Facebook estrategicamente alcançam resultados muito satisfatórios.

Falo “estrategicamente” pois se você como empresário não utilizar um método que realmente gere resultados, você vai perder tempo e dinheiro.

O que eu mais vejo nestes dias são empresas que conquistam alguma audiência e todos os dias postam informações sobre o seu produto. Neste momento eu vou te explicar porque esta estratégia não é mais eficiente como era antigamente.

  1. O número de fãs na sua página não significa grandes possibilidades de vendas; é importante para gerar credibilidade mas este não deve ser o seu foco. Muitas vezes você pode ter 5 mil pessoas que curtem a sua página, mas qual a probabilidade real delas se tornarem clientes? Coloque seu foco em VENDAS.
  2. O tráfego orgânico do Facebook reduziu muito nos últimos anos; antigamente, em uma página com 5000 pessoas, grande parte delas visualizavam as informações que eram postadas. Hoje este número é muito menor e muitas vezes não chegam a 10%.

O fato é que nos dias atuais, o que tem gerado mais resultados quando se fala em Facebook, são os anúncios; talvez isso explique o porquê o tráfego orgânico das páginas tenha reduzido tanto.

O tráfego pago é uma ótima opção quando você utiliza com a estratégia correta, uma vez que custo de divulgação ainda é muito compensador se comparado ao retorno alcançado. A questão é que para ter sucesso em suas campanhas, você deve anunciar estrategicamente, caso contrário você não terá uma boa taxa de conversão.

Pense por exemplo, que uma empresa que deseja criar uma lista de e-mails para vender seus produtos; ela pode criar uma campanha no Facebook e oferecer um e-book gratuitamente; lembra do fotógrafo? Aqui seria um ótimo canal de geração de tráfego para criação de uma boa lista de e-mails.

Lembre-se que o Facebook é uma rede social enorme e com grandes possibilidades de novos negócios, desde que utilizada da forma correta.

Criar anúncios diretamente para vender produtos dá resultados, porém a sua taxa de conversão deverá ser menor se comparado a uma estratégia correta de conteúdo que utiliza uma lista de e-mails eficiente e que gera relacionamento.

Apenas para ilustrar, talvez você gaste 1000 reais em anúncios todo mês para ter um retorno de 2000 em vendas. Em um modelo correto de divulgação, você trabalha o cliente antes da venda, por isso, a expectativa é que o seu retorno seja muito maior, uma vez que o seu lead está bem mais qualificado.

Utilize o Facebook como um dos seus principais canais de comunicação com a sua audiência, mas utilize estrategicamente. Os resultados virão e você irá se surpreender com a força que as redes sociais tem de gerar novos negócios.

Youtube

Talvez você esteja se perguntando, será que o meu negócio daria certo no Youtube? A resposta é simples:

Imagine que seu carro está precisando de uma boa revisão e eu sendo um bom mecânico, quero atrair você para a minha oficina. Em um belo dia, você está abrindo o youtube para ouvir uma playlist de músicas e você se depara com uma propaganda da minha empresa.

Em um vídeo, eu falo sobre a importância da revisão no seu automóvel e os riscos que você corre por não cuidar do seu carro. Eu te ofereço um conteúdo de muito valor e no final te mostro uma super promoção. Qual a probabilidade de você vir a minha oficina?

Será enorme!

Percebe que eu usei um nicho bem mais difícil para ilustrar o exemplo? Você já viu algum mecânico usando o Youtube para vender o seu produto? São raros.

Isso mostra a janela de oportunidade que temos diante das mídias sociais. Um vídeo muitas vezes vende mais do que textos ou imagens.

E o melhor é que isto serve para qualquer tipo de negócio; não importa qual o seu ramo de atuação; os seus clientes estão no Youtube consumindo conteúdo todo santo dia.

Aqui também entram as estratégias de conteúdo que são utilizadas no BLOG; você pode usar vídeos para responder perguntas e objeções do seu público e com isso, fazer a sua super oferta.

Se você como empresário quer se destacar no mercado, utilize o Youtube a apareça para o seu público. Você verá os resultados que os vídeos online podem ter no seu negócio.

Instagram

Uma rede social mais nova, mas em crescente expansão. O Instagram já atingiu a marca de 400 milhões de pessoas em todo o mundo. Cerca de 80 milhões de fotos são publicadas todos os dias e hoje, Instagram já ultrapassa o Twitter em número de usuários.

A grande sacada do Instagram está na facilidade do compartilhamento de informações; além de poder utilizar a base de dados do Facebook, as interações dos usuários com as publicações acabam sendo mais rápidas em razão do foco da plataforma ser exclusivamente em imagens, apesar de se compartilhar vídeos também.

Confira alguns bons motivos para usar o Instagram e gerar negócios para a sua empresa:

  • Utiliza a base de dados do Facebook com um enorme poder de segmentação.
  • No Brasil, as pesquisas mostram que o Instagram ganha um milhão de usuários por mês.
  • O Brasil é o segundo país em número de usuários, com 35 milhões. Só perde para os Estados Unidos.
  • Fornece a eficiência das #hashtags para se posicionar, um recurso que pode exibir a sua empresa diariamente para a sua audiência.

A demanda de novos negócios feitos pela plataforma tem crescido absurdamente todos os anos. Se você quer criar uma imagem de referência na cabeça das pessoas, esteja onde os seus clientes estão.

Twitter

Como toda rede social, sempre haverão aqueles que tem preferência por uma plataforma ou outra; aqui não é diferente; os 140 caracteres são a paixão de muitos usuários que querem expressar as suas ideias e opiniões para os seus seguidores.

Aqui, diferentemente do Facebook, o número de seguidores tem mais importância uma vez que a sua mensagem sempre será direcionada para todo o seu público.

Portanto, se você traçar uma estratégia correta de vendas e tiver um bom número de seguidores, a ideia é que a sua mensagem tenha mais peso para a sua audiência e a sua oferta gere mais conversão.

A ideia do twitter é que sele seja mais uma fonte de compartilhamento de informações; ou seja, você irá replicar o conteúdo que você produz nas plataformas digitais. O Twitter ficará encarregado de levar seu conteúdo aos seus seguidores.

Procure seguir o máximo de pessoas possível dentro do seu nicho de atuação; isto gera um sentimento de reciprocidade e a ideia é que estas pessoas também te sigam.

Uma outra dica é selecionar os seus concorrentes e começar a seguir os seus seguidores. A chances de que eles também te sigam também são grandes.

O Twitter, assim como Facebook e Instagram, ainda te dá a possibilidade de trabalhar com anúncios segmentados para o seu público.

A escolha da melhor plataforma vai depender diretamente da sua audiência, do seu nicho de atuação e dos locais que você tem mais engajamento.

Checklist

Seja no Facebook, Youtube, Instagram ou Twitter, o fato é que você precisa aparecer para o seu público, entregar conteúdos relevantes, resolver problemas e criar a sua autoridade.

Uma presença online de qualidade gera tráfego, e quando bem trabalhado, gera vendas. Você precisa estar nos 4 pilares da presença online e gerar novos negócios todos os dias.

Agora que você já entendeu a importância da internet para qualquer negócio, eu vou te apresentar um checklist completo para que você comece hoje mesmo a criar a sua presença online ou então aperfeiçoa-la.

Saiba exatamente onde a sua empresa precisa estar para conquistar mais clientes:

  • Site otimizado com SEO
  • Blog
  • E-book
  • Lista de E-mails
  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram
  • Twitter

Se você não está atuando nestas plataformas, comece hoje mesmo a produzir conteúdo e gerar novos negócios.

Pra você que até tem uma presença online básica e quer aperfeiçoa-la, eu tenho uma ótima notícia pra você.

Eu faço questão de analisar a sua presença online na GRATUITAMENTE. Você vai saber exatamente como está a sua produção de conteúdo e como estão se portando os seus concorrentes. Você receberá um relatório completo com todas as informações que você precisa saber, e o melhor, de graça!

Se você quiser ganhar este bônus gratuitamente, basta clicar neste link.

Como encantar o seu cliente

encantar-cliente

Este é um dos assuntos que mais gosto, pois fala diretamente em um nível mais avançado de relacionamento com o seu público. É neste ponto, que você cria uma identidade de ajudador e de uma empresa que se preocupa com os seus clientes.

Eu vou te mostrar dicas valiosas para ganhar a atenção da sua audiência e literalmente encantá-los para comprar o seu produto ou serviço. Meu conselho, anote estas informações e comece a colocar em prática hoje mesmo.

Então, vamos ao que interessa:

  • Primeiro você precisa gerar muito valor para a vida das pessoas. Só depois você deverá se preocupar com o que poderá vender. Gere tanto valor que elas tornem dispostas a pagar muito para ter seu produto.
  • Você precisa fazer de tudo para conquistar a atenção do seu cliente e educá-lo para a venda.
  • Você precisa vender sem parecer que está vendendo, oferecendo valor através de conteúdo, com benefícios para o seu público. Quando você segue esta regra, em vez de precisar vender para os seus clientes, eles é que vão querer comprar de você. Faz toda a diferença.
  • Você deve construir um relacionamento com as pessoas, como se estivesse conversando pessoalmente. Como em um namoro, as pessoas se conhecem e tendem a começar a se relacionar, para apenas depois noivar e casar.
  • Ao falar sobre o que você vende, mostre os seus benefícios e não suas características.
  • Você SEMPRE deve vender a TRANSFORMAÇÃO que o seu produto trás.
  • Você precisa estar ao lado de seus clientes, mostrar como vai ajudá-los a resolver os seus problemas, indicar aonde eles querem chegar e de que forma isso vai acontecer.
  • Se você conhece o cliente mais do que ele mesmo, BINGO, você o conquistou.
  • Tenha sempre em mente que em qualquer negócio, vender é MATAR objeções.

Lembre-se, em qualquer modelo de negócios que depende exclusivamente de VENDAS, o CLIENTE é o ativo mais importante da empresa.

Meu desejo é que estas dicas de ouro possam levar o seu relacionamento com seus clientes a outro nível e que isso te gere muitas e muitas vendas.

Estamos chegando ao final deste conteúdo e agora você vai conhecer o que existe de mais avançadas no que diz respeito a vendas online.

Este é um conteúdo que se bem aplicado, tem potencial de gerar resultados extremamente significativos para qualquer negócio.

Pegue um papel e uma caneta, vamos começar.

Sistema de Vendas Online

Vender todos os dias; essa é a missão de qualquer empresário. Quando se fala de estratégias de vendas, são primordiais aquelas que geram resultados mais rápidos.

Este é o objetivo do sistema de vendas online; empresas que precisam de resultados em um prazo mais curto.

O processo consiste basicamente em oferecer ao seu cliente soluções para problemas específicos através de um imã digital (e-book, treinamentos, video-aulas e etc) e através destas soluções, criar uma lista de e-mails e pessoas interessadas no seu produto.

Lembra do que falamos no tópico sobre “E-mail“, na presença online? A construção de um sistema de vendas se inicia justamente com a criação da lista oferecendo um imã digital.

Ela será alimentada com conteúdos de valor e relevante para o seu público, que receberão ofertas do seu produto.

Estas ofertas podem ser feitas no próprio imã digital, após a entrega do conteúdo, ou podem vir após uma sequência estratégica de e-mails.

Esta é uma estratégia que pode ser utilizada em qualquer modelo de negócio. O sistema funciona de forma automatizada, gerando contatos para a sua empresa frequentemente.

Imagine que enquanto você tira férias com a sua família, existe um sistema rodando automaticamente, gerando tráfego, oferecendo um imã, entregando conteúdo de valor e vendendo o seu produto.

Pode acreditar, os resultados são mais reais do que você imagina.

O processo deve se iniciar com um estudo detalhado do seu público, do seu produto e da sua oferta. Com base nestes fatores, você deve definir os principais canais de geração de tráfego e criar a sua campanha com o claro objetivo de gerar engajamento por parte da sua audiência.

Crie a sua lista de e-mails, se relacione com o seu público, faça a sua oferta e venda muito mais, todos os dias.

Campanha de Vendas Online

Se você busca uma solução mais avançada no que diz respeito a estratégias para alavancar o seu negócio, a campanha de vendas online é um sistema que  deverá analisar estrategicamente o seu modelo de atuação, tendo como o seu foco principal, o lucro vitalício.

Todo processo é realizado a partir de uma sequência completa de campanhas, (Aquisição, monetização e ativação) que terão o objetivo de gerar resultados em curto prazo.

Campanha de Aquisição

Este é um modelo que consiste basicamente em aumentar a base de novos clientes com o custo muito baixo.  É um tipo de campanha que serve inclusive para pagar a aquisição de novos clientes.

Por exemplo, anunciar no Facebook, é uma das atividades dentro da campanha de aquisição. Nada impede que você pague por publicidade em outras redes sociais como o Instagram, YouTube ou Twitter, desde que você saiba que o seu público-alvo tem perfis ativos lá.

Quando você compra tráfego em uma rede social, seu anúncio aparece na navegação do seu público e chama atenção dele oferecendo um material gratuito (ímã digital). São dois os objetivos aqui:

  1. Construir ou aumentar a sua lista de e-mails
  2. Oferecer um primeiro produto/serviço por um preço baixo (ex.: R$ 7,00), logo após a pessoa se cadastrar na sua lista para ter o direito de baixar seu material gratuito

A ideia é que este produto de baixo valor (ex: R$7,00), pague os custos da divulgação da sua campanha; é como se o seu cliente estivesse pagando para que você anuncie o seu produto pra ele. Interessante, não?

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Cada mercado trabalha de uma forma diferente, alguns possuem produtos de baixo valor, outros podem criar este produto a partir de um produto principal.

Com esta estratégia, você não só atrai pessoas interessadas no que você oferece, como também já consegue converter os primeiros leads em clientes definitivos. Lembre-se que antes eram apenas “potenciais compradores“, agora, se tornaram “clientes“.

Você ainda financia sua campanha de aquisição para novos clientes, uma vez que você já realizou uma primeira venda com as pessoas que acabaram de entrar na sua lista.

Aplicando todos os processos corretamente, você fica com seu custo de investimento em publicidade zerado.

E você não precisa parar por aí; depois que o cliente compra o primeiro produto/serviço de R$ 7,00, você pode oferecer um outro com o preço de R$ 97,00 e até realizar mais uma oferta imediata de R$ 297,00, por exemplo.

Sua meta portanto, é ter mais pessoas na sua base de e-mails para que você possa se relacionar com elas, sem necessariamente, ter um custo. Para isso, você precisa ir oferecendo seus produtos/serviços por ordem de preço, do gratuito ao mais caro, gradativamente.

Campanha de Monetização

Na campanha de monetização, você consegue aumentar o ticket médio de cada cliente. Você pode vender ainda mais para o cliente que já está na sua base.

Algumas pessoas que baixarem seu material gratuito não vão comprar seu produto/serviço de R$ 7,00. Mesmo que você tenha recuperado seu investimento em publicidade e mesmo que algumas pessoas tenham comprado sua oferta de R$ 7,00 e a de R$ 97,00.  Sempre existirão aquelas que entraram na sua lista de e-mails, porém ainda não se tornaram seus clientes.

É ai que entram as estratégias da campanha de monetização; você passa a trabalhar a sua audiência e a sua base de e-mails oferecendo conteúdos através de aulas ao vivo, mini treinamento, webnars entre outros.

Toda estrutura é montada utilizando técnicas de vendas (Copywhiter) visando convencer o seu público que ele está diante de uma oportunidade única.

Neste tipo de campanha, você convida a sua audiência para assistir a uma aula ao vivo, por exemplo, e enquanto a data dessa aula não chega, você continua interagindo com sua lista enviando e-mails com conteúdo extra de preparação para essa aula. Quando, finalmente, acontece sua aula ao vivo, você tem a oportunidade de fazer a oferta no final.

Posteriormente, você envia uma sequência de e-mails para relembrar a sua base dessa oferta.

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A melhor forma de vender um produto ou serviço é trabalhando com aulas ao vivo, uma vez que você está praticamente frente a frente com o cliente e tem a possibilidade de quebrar todas as objeções e fazer a sua melhor oferta.

Imagine por exemplo, que você é um Coaching; uma vez que você tem uma base de e-mails em sua lista; você convida a sua audiência e fala sobre determinado assunto dentro da sua área. As pessoas se cadastram, participam da aula e você vende o seu serviço, ali mesmo.

Esta é uma campanha extremamente poderosa e tem a capacidade de levar negócios a uma escala de faturamento muito maior e mais significativa.

Campanha de Ativação

O principal objetivo desta campanha é aumentar a frequência de compras do seu público. Se um cliente comprou uma vez de você e nunca mais adquiriu nada, você pode fazer com que ele compre novamente.

Um modelo muito utilizado nesta campanha é o de Clube de Compras VIP, muito interessante para e-commerce, lojas virtuais e físicas também.

Você usa a sua base de clientes que já compraram em um dado momento e convida estas pessoas a se cadastrem para receber ofertas exclusivas, para que assim, elas voltem a comprar novamente.

Outra maneira é levar o seu público direto a uma página de vendas com produtos/serviços com desconto por tempo limitado.

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Como escolher a melhor campanha?

O ponto de partida é: você vai sim, precisar dos três tipos de campanhas.

Elas são usadas em momentos e contextos diferentes, e o ideal é que você faça uso das três, independentemente do seu tipo de negócio.

Quando utilizar cada campanha?

Aquisição: Todos os dias.

Sempre que você estiver com anúncios rodando, você estará fazendo aquisição. É um modelo de campanha que se pode fazer constantemente.

Sempre haverão pessoas entrando na sua lista, comprando um produto de baixo, de médio e de alto valor.

Isso acontece porque você vai estar aumentando a sua base de novos clientes ao mesmo tempo que aumenta sua lista de e-mails.

Monetização: Calendário

Geralmente são executadas em datas específicas; você primeira informa a sua audiência e vai trabalhando com conteúdos relevantes. A ideia é que no dia da sua apresentação, o público já esteja preparado para o conteúdo.

Ativação: Planejada

Aqui depende do contexto de cada negócio, a ideia é que a campanha seja planejada de acordo com a necessidade de cada empresa.

Conclusão

Parabéns!

Agora que você chegou até aqui, você tem em mãos o caminho exato para conquistar os melhores clientes e alavancar o seu negócio!

Agora você sabe como especialistas constroem um sistema de vendas online para vender todos os dias, portanto, você tem duas alternativas:

  1. Colocar tudo o que você aprendeu em prática por conta própria e de verdade, eu espero que você tenha bons resultados e deixe um depoimento contando sua experiência de sucesso obtido com a aplicação do nosso método.
  2. Ou, se você quiser que eu pessoalmente crie e gerencie um sistema de vendas online completo pra você, clique aqui e veja como funciona.

Se você chegou até aqui eu acredito que você está com o propósito sério de gerar resultados em vendas para a sua empresa.

Tudo o que você precisa é de um sistema e de uma estratégia que realmente funcione.

Eu pessoalmente posso te ajudar criar um plano de ação estratégico capaz de produzir resultados imediatos em vendas. Clique aqui e dê o próximo passo.

Se você gostou deste conteúdo, deixe o seu comentário.

E não se esqueça, “quem não é visto, não é lembrado“.

Boas vendas!